Pálpebras

Nome técnico: Blefaroplastia.

Parte do corpo: Pálpebras oculares.

Indicação: Flacidez palpebral ou protusão de bolsas palpebrais.

Idade recomendada: Geralmente a partir dos 40 anos.

Anestesia: Na maioria dos casos anestesia local associada ou não com sedação e raramente geral.

Duração da cirurgia: Em média 30 min a 2hs.

Permanência na clínica ou hospital: Geralmente um dia.

Cicatriz: Sobre as pálpebras e a boa circulação e tipo de pele da região garantem uma cicatriz praticamente invisível.

Pré-operatório: Arquivo fotográfico, exames de laboratórios. Exames oftalmológicos e exames específicos para o paciente em questão, se necessário.

Pós-operatório: gaze úmida e gelada no primeiro dia com troca a cada 2 a 3 horas e uso de colírio para proteger o olho. Retirada dos pontos de sutura em até 7 dias.

Recuperação: Aproximadamente 15 dias. Sempre há formação de edema (inchaço) e equimose (“olho roxo”), que podem variar de intensidade. Geralmente desaparecem na segunda semana.

Complicações: São raras, mas pode ocorrer uma dificuldade em ocluir as pálpebras, ectrópio (eversão da pálpebra inferior), esclera aparente, assimetrias e problemas anestésicos.
Um preparo pré-operatório adequado é fundamental para evitá-las, assim como escolher um cirurgião plástico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para executá-la. O tabagismo aumenta sensivelmente a incidência de complicação, portanto é indispensável parar de fumar por pelo menos 20 dias antes da cirurgia.

Resultado definitivo: O resultado definitivo é alcançado em torno de 6 meses, em raros casos um pouco mais, é o tempo de amadurecimento da cicatriz e regressão do edema.

Associações possíveis e/ou recomendáveis: A cirurgia plástica da pálpebra pode ser associada a cirurgia de rejuvenescimento facial.

Responsável técnico: Dr. Antonio Arcanjo Batuira Tournieux CRM 19.347

© Clínica Tournieux. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Idpubli.

Precisa de ajuda?