Prótese de Panturrilha

Nome técnico: Inclusão de prótese de silicone nas panturrilhas

Parte do corpo: Panturrilhas.

Indicação: Pacientes que apresentam pouca projeção na região da panturrilha (“batata da perna”). Coloca-se a prótese entre a fáscia e o músculo. Ao aumentar o volume desta região, torna mais harmônico o contorno das pernas, em relação às coxas

Idade recomendada: Após os 18 anos, depois de cessar o crescimento.e maturidade para decidir por uma cirurgia deste porte.

Anestesia: Peridural. Muito raramente local com sedação ou geral.

Duração da cirurgia: Em média 3 horas.

Permanência na clínica ou hospital: Geralmente um dia.

Cicatriz: Na parte posterior do joelho, discreta porque fica sob as dobras.

Pré-operatório: Arquivo fotográfico, exames laboratoriais e, se necessário, exames específicos para o paciente em questão.

Pós-operatório: Meia elástica durante dois meses e recomenda-se o uso de salto médio para não forçar a região da panturrilha. Deve-se evitar andar muito ou subir escadas. É comum um pouco de dor nas primeiras 48 horas, porém facilmente controlada com anti-inflamatórios e analgésicos.
Os pontos são geralmente retirados entre 7 a 21 dias, dependendo da evolução da cicatriz.

Recuperação: Aproximadamente 15 dias. É comum um certo grau de edema (inchaço) e equimose (roxidão), que costumam regredir em até 14 dias. Aguardar 2 meses para aealizacso de exercício físico. Redução transitória da sensibilidade na região operada é comum.

Complicações: Apesar de serem incomuns, pode ocorrer uma coleção sanguinolenta, denominada hematoma, deiscência (abertura dos pontos de sutura), alterações da cicatrização, sofrimento de pele, infecção e problemas anestésicos. Um preparo pré-operatório adequado é fundamental para tentar evitá-las, assim como escolher um cirurgião plástico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para executá-la. O tabagismo aumenta sensivelmente a incidência de complicação, portanto é indispensável parar de fumar por pelo menos 20 dias antes da cirurgia.

Resultado definitivo: O resultado definitivo é alcançado em torno de 6 meses, tempo de amadurecimento da cicatriz e regressão do edema.

Associações possíveis e/ou recomendáveis: nenhuma especifica

Responsável técnico: Dr. Antonio Arcanjo Batuira Tournieux CRM 19.347

© Clínica Tournieux. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Idpubli.

Precisa de ajuda?