Cirurgia de Nariz

Nome técnico: Rinoplastia.

Parte do corpo: Nariz.

Indicação: Desproporção ou desarmonia entre nariz e face e nariz inestético.

Idade recomendada: A partir dos 15 anos.

Anestesia: Local com sedação ou geral.

Duração da cirurgia: Em média 1 a 2hs.

Permanência na clínica ou hospital: Geralmente um dia.

Cicatriz: Por dentro do nariz (não visível), em alguns casos específicos pode ser necessário uma cicatriz entre as narinas e ao redor das asas nasais, caso seja necessário reduzir o tamanho da narina, reposicionar as asas nasais ou em narizes com a ponta complexa..

Pré-operatório: Arquivo fotográfico, exames laboratoriais, exames específicos para o nariz, e se necessário, exames específicos para o paciente em questão.

Pós-operatório: Tampão nos orifícios nasais no primeiro dia, placa imobilizadora no nariz por uma semana e curativo com fita da cor da pele (“micropore”) aproximadamente 15 dias. Os pontos internos não precisam ser retirados e os externos, caso sejam utilizados, são retirados em ate 7 dias.

Recuperação: Aproximadamente 15 dias. É comum um certo grau de edema (inchaço) e equimose (roxidão) nos olhos, que costumam regredir em 21 dias. O edema residual pode persistir por 6 meses. Não costuma haver dor no pós-operatório. Deve dormir de costas com a cabeceira levemente elevada, não podendo virar lateralmente.

Complicações: São muito raras na rinoplastia, as complicações com maior incidência são: sangramento pós-operatório, infecção, obstrução nasal, irregularidades, assimetrias e problemas anestésicos. Um preparo pré-operatório adequado é fundamental para evitá-las, assim como escolher um cirurgião plástico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para executá-la. O tabagismo aumenta sensivelmente a incidência de complicação, portanto é indispensável parar de fumar por pelo menos 20 dias antes da cirurgia.

Resultado definitivo: O resultado definitivo é alcançado em torno de 6 meses a 1 ano, e em alguns casos até mais, é o tempo de amadurecimento da cicatriz e regressão do edema e adaptação da estrutura nasal.

Associações possíveis e/ou recomendáveis: A cirurgia plástica do nariz pode ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória (ex: septoplastia, turbinectomia) em pacientes com desvio de septo ou que respiram com dificuldade.

Alguns pacientes podem se beneficiar sensivelmente com uma associação de aumento do queixo (mentoplastia).

Responsável técnico: Dr. Antonio Arcanjo Batuira Tournieux CRM 19.347

© Clínica Tournieux. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Idpubli.

Precisa de ajuda?