Cirurgia Íntima

Nome técnico: Cirurgia intima

Parte do corpo: Região da vagina

Indicação: Insatisfação com a aparência da região intima, interferindo no relacionamento sexual e afetivo. Incômodos físicos, com traumas recorrentes da área.

Idade recomendada: Geralmente a partir dos 18 anos

Anestesia: Local com sedação, peridural ou geral.

Duração da cirurgia: Em média 1 h

Permanência na clínica ou hospital: Geralmente um dia.

Cicatriz: depende da modalidade

Pré-operatório: Arquivo fotográfico, exames laboratoriais, exames específicos se necessário, para o paciente em questão.

Pós-operatório: Recomenda-se repouso por 3 dias. A relação sexual deve ser evitada por 20 dias.

Recuperação: É comum um certo grau de edema (inchaço) e equimose (roxidão), que costumam regredir em até 20 dias. Não é comum haver dor importante, apenas um leve desconforto, que melhoram com analgésicos e anti-inflamatórios comuns. A prática de esportes poderá ser retomada após dois meses.

Complicações: Apesar de serem incomuns, pode ocorrer uma deiscência (abertura dos pontos de sutura), sofrimento de pele, coleção sanguinolenta ou serosa, denominada hematoma ou seroma, respectivamente, alterações da cicatrização, infecção e problemas anestésicos.
Um preparo pré-operatório adequado é fundamental para tentar evitá-las, assim como escolher um cirurgião plástico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para executá-la. O tabagismo aumenta sensivelmente a incidência de complicação, portanto é indispensável parar de fumar por pelo menos 20 dias antes da cirurgia.

Resultado definitivo: O resultado definitivo é alcançado em torno de 6 meses, tempo de amadurecimento da cicatriz e regressão do edema.

Diferentes modalidades:
Grandes ou pequenos lábios muito proeminentes
As pacientes que apresentam aumento ou excesso de pele e flacidez dos grandes ou pequenos lábios vaginais, o que comumente leva a uma distorção estética da genitália feminina e constrangimento da mulher. Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, dificultando o surgimento de infecções bacterianas, além de também ajudar na lubrificação local. A sensibilidade dos grandes lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade do clitóris não é afetada (principal sensibilidade sexual), pois não há manipulação desta estrutura.

Monte de Vênus volumoso
O monte de Vênus localiza-se acima do púbis, é a região com pelos que fica acima dos órgãos genitais A cirurgia para a redução do monte de Vênus é indicada para pacientes que apresentam aumento ou excessiva projeção desta região, com consequente desconforto estético. Tem como intuito a redução e aplainamento do monte de Vênus, através da lipoaspiração conferindo um aspecto menos abaulado.

Responsável técnico: Dr. Antonio Arcanjo Batuira Tournieux CRM 19.347

© Clínica Tournieux. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Idpubli.

Precisa de ajuda?